| |
sexta-feira, setembro 10, 2004
Acordo
Não queria hoje falar sobre política, pois creio que por conta das eleições municipais o assunto vem sendo bastante debatido nos jornais e eu gosto de falar de coisas muito novas ou muito velhas. Entretanto li uma notícia publicada hoje no site da Folha e não resisti em falar sobre o assunto.
Todos sabemos que a política brasileira (e não só a brasileira) é cheia de acordos estranhos, feitos às escuras e com os mais diversos fins possíveis. Por azar nosso e sorte dos políticos, esses conchavos não vêm a público e o povo sempre fica achando que tudo vai bem.
Não escondo de ninguém que sou tucano e é por isso que o acordo sobre o qual falarei hoje me deixou muito indignado (como diria o povão, me deixou p*** da vida). Diz o título da notícia: PT FAZ PACTO COM MALUF PARA ATACAR SERRA.
Não é possível imaginar a minha curiosidade para ler essa matéria. Assim que vi a manchete cliquei no link e assim que a página carregou comecei a ler o conteúdo da reportagem. Farei uma descrição bem por cima do conteúdo da reportagem para que meus queridos leitores não sintam tanto NOJO como eu senti. Segundo o autor da matéria (o excelente Kennedy Alencar) Maluf chegou perto de renunciar a candidatura a prefeito para não ser citado na CPI do Banestado (idéia de membros do Partido dos Trabalhadores, levada até Maluf por assessores de José Dirceu), contudo por orientação do partido do presidente Maluf não renunciou (afinal grande parte de seus votos iriam para Serra) e por fim trocou criticar o candidato tucano em seus discursos por não ser citado na CPI do Banestado.
É triste ver que um país grande e bonito como o Brasil ainda tenha gente dessa laia envolvida no poder. É triste ver que o país com o mais moderno sistema de votação do mundo (copiado até pelo povo do Norte) ainda dependa de políticos sujos e imorais. É triste (desculpem a repetição) ver que o povo ainda vota em pessoas que apesar de todas as evidencias em contrário se digam probas e honestas (isso me lembra a carta de ACM pedindo desculpas para Jorge Borhausen). Entretanto é bom ver que AINDA temos liberdade de expressão e que os jornais AINDA podem mostrar essas coisas.
Todos sabem que sonho em um dia ser político, mas notícias como essa me desanimam. Espero um dia poder, direto da tribuna do Senado, proferir um discurso mostrando essa e outras reportagens e dizendo que o Brasil mudou muito e que esta corja não consegue mais chegar ao poder (felizmente isso vem acontecendo aos poucos, afinal Maluf já perdeu seis eleições diretas e não tem muitas chances de voltar ao poder e, para sorte do povo, outros antigos grandes políticos vem sofrendo com isso também). Torçam para que eu chegue ao Senado e, principalmente, para que eu possa fazer esse discurso.
Enviado por
Gabriel H.
| |