| |
sexta-feira, agosto 20, 2004
Bem-vindo à Ditadura!
Agora é oficial: uma nova fase de nossa história começa a ser escrita. Essa nova era (o assunto das novas eras já foi discutido em outra crônica) deverá estar nos livros de história de nossos filhos (quando digo nossos, logicamente, me refiro a minha geração) como Ditadura dos “Trabalhadores”.
Tudo começou em outubro de 2002 quando, pela primeira vez na história brasileira, um operário chegou ao poder. Nos primeiros dois anos de mandato o presidente operário e o vice patrão (uma chapa que chega a ser poética) quase tudo ocorreu como em qualquer governo (digo quase pois a corrupção foi ainda maior e mais aparente).
Entretanto esse último ano vem sendo desastroso. Waldomiros, Cassebs e Meirelles pipocam na imprensa, cada um com um CRIME maior que o outro. Domicílios eleitorais diferentes dos fiscais (e reais); ingressos comprados por uma empresa pública para o show onde a verba seria destinada ao Partido dos Trabalhadores (que coincidentemente é o partido do governo); e é melhor nem comentar Waldomiro Diniz, para que Dirceu não fique ofendido.
Agora, recentemente, o Brasil foi surpreendido com uma triste notícia: para que a DITADURA comece de fato, basta o presidente dissolver o Congresso. O governo que controlar (a palavra orientar soa como piada nesse caso) os textos dos jornalistas. Justo aqueles que são os verdadeiros representantes do povo. Justo aqueles que são os responsáveis pelas grandes descobertas contra os corruptos (será que isso justifica a criação do tal Conselho de Jornalistas?). Eu gosto muito de pesquisar sobre ditaduras e não precisei muito para descobrir que o controle à imprensa é comum a TODOS os governos autoritários.
Para piorar tudo, o presidente da Câmara dos Deputados (um homem que eu já admirei) declarou que o PT tem planos de ficar no poder por 20 anos. Quem diria, hein? Na última campanha presidencial o partido declarou ser inadmissível dar o poder por 12 anos a um mesmo partido e que por isso José Serra não poderia ser eleito. Santa Incoerência! Se não fosse a Santa padroeira do PT, acho que Lula não conseguiria governar. Se o salário mínimo adotado fosse o mesmo defendido outrora, ou então se os juros baixassem da noite para o dia, ou se qualquer outro exemplo das antigas propostas petistas fosse adotado, Lula não governaria, pois não teria como imitar mal e parcamente o governo passado (aquele que era sempre tão criticado pelo próprio presidente).
Mas não podemos criticar Lula, pois segundo ele mesmo, agora que o PT está no governo não é mais hora de bravatas.
Enviado por
Gabriel H.
| |