| |
sexta-feira, julho 02, 2004
Sherlock
Quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes? Acho que não há pessoa no mundo que pelo menos uma vez em sua vida não tenha escutado o nome de Holmes. Apesar de muitos saberem de sua existência e até mesmo de sua profissão, poucos sabem toda a história que se encontra por trás desse fascinante personagem.
Podemos reparar nas capas dos livros de Agatha Christie que seu nome ocupa um espaço muito maior do que a do título da obra ou até mesmo do detetive principal – somente os amantes dos livros policiais conhecem Hercule Poirot e Miss Marpel (nem me lembro mais se é assim que se escreve o nome da simpática velhinha que desvendou diversos mistérios).
Entretanto observamos o efeito inverso nos livros de Sherlock. Se fizermos uma pesquisa no mundo todo, a grande maioria das pessoas dirá conhecer o personagem, porém o nome do autor será ignorado. Isso é uma tremenda injustiça. Sir Arthur Conan Doyle criou um personagem tão interessante que ganhou vida própria. Esse homem merecia um prêmio por sua genialidade. O autor se sobressair ao personagem é normal, mas o contrário é tão raro que eu seria incapaz de citar outros exemplos.
A vida de Holmes é lotada de fatos curiosos e conhecidos, na maioria dos casos apenas daqueles que estudaram a vida do personagem. Algo que deixa todo mundo indignado quando comento é que Sherlock, nos livros escritos por Conan Doyle, jamais pronunciou a frase "Elementar, meu caro Watson". Essa frase foi criada muito tempo depois dos livros de Holmes em uma peça que fez muito sucesso em Londres.
Outro fato interessante é que a roupa e até mesmo o tradicional cachimbo curvado também não foram invenções de Sir Arthur e sim dos diversos atores que interpretaram Holmes no teatro.
Sem dúvida as histórias mirabolantes de Agatha Christie eram maravilhosas, entretanto não se comparam as de Sir Arthur Conan Doyle. Por isso uso essa crônica para corrigir um erro histórico e informar que o maior autor de livros de mistério de todos os tempo foi o inglês – tanto que até foi condecorado pela rainha – e não a inglesa.
P.S.: Não pensem que não gosto de Agatha Christie, muito pelo contrário(acabei de ler um livro dela hoje e adorei), contudo AMO as história sherlockianas.
Enviado por
Gabriel H.
| |