| |
sexta-feira, maio 14, 2004
Ditadura
Sempre tive um certo interesse por ditaduras e ditadores. Certa vez cheguei a iniciar uma pesquisa para escrever um livro traçando um perfil destes homens que usurpam o poder de seus países. Esse livro teria o perfil geral e a história de como começaram as grandes ditaduras. Acabei deixando o livro de lado depois de pesquisar alguns ditadores e escrever um ou dois capítulos.
Acabei me desviando do foco que quero dar a crônica. Não vim aqui falar de meu antigo livro e sim de uma ditadura específica. A ditadura que foi instalada essa semana na República Federativa do Brasil. Nada de oficial. O Lulinha ainda não declarou que é o presidente eterno do país nem nada do gênero. Mas nas pesquisas que fiz para o livro descobri que a maioria dos ditadores têm uma característica em comum: são autoritários (isso é óbvio) e personalistas. E a atitude do nosso presidente (aquela de expulsar o repórter americano) foi a mais autoritária e personalista possível (só seria pior se ele tivesse mandado matar o pobre coitado, porém isso seria o cúmulo).
Fiquei envergonhado quando vi nos jornais a atitude do nosso governante. Como posso dormir em paz sabendo que a qualquer momento o presidente pode ter um ataque de nervos ao ler uma notícia em algum jornal de bairro(não que o New York Times o seja) e expulsar metade dos jornalistas do país?
Nem mesmo no governo militar aconteceu isso. Somente um visto de trabalho foi cassado e somente um jornalista estrangeiro foi expulso (pelo menos é o que ouvi, não sei se é verdade). É triste falar que até mesmo os governantes militares, tão tiranos e cruéis, respeitaram mais os direitos dos correspondentes internacionais. Contudo não podemos esquecer que esse foi o destino que povo escolheu, no dia que elegeu o Lula para a presidência.
Já faz umas duas semanas que pretendia escrever sobre a constituição. Vi uma frase do Ulysses Guimarães sobre ela e resolvi que usaria essa frase como base para uma crônica. Entretanto faltou paciência e criatividade para escrever essa crônica. Essa semana, na segunda–feira, já havia me decidido que finalmente escreveria sobre isso. Contudo o presidente mudou meus rumos. Seu ato autoritário e impensado me fez refletir durante algum tempo. Decidi escrever sobre isso.
P.S.: Agora pouco deu um plantão na Globo informando que o presidente voltou atrás na sua decisão. Graças a Deus ainda sobra um pouco de consciência na cabeça do presidente.
Enviado por
Gabriel H.
| |